Soneca Sem Culpa: Estimula a Memória

Notícia Postada em 21/07/2014 as 12:14 hs

Um dos conselhos médicos mais populares para a maioria das pessoas é: “tire uma soneca”, já que a interrupção do sono prejudica severamente a memória de elaboração, o que força uma nova investigação.

Mas, por outro lado, tirar uma soneca aumenta um sofisticado tipo de memória que nos ajuda a ver o panorama melhor e estimula a criatividade.

O bom sono é uma vítima do nosso mundo, pesquisas indicam que os adultos são aconselhados a atingir sete a oito horas de sono por noite. Caso contrário, pode gerar riscos, tais como: a privação do sono provoca não apenas acidentes de automóvel, mas todos os outros tipos de acidentes.

Com o tempo, uma falta crônica de sono pode corroer o corpo de maneira que nos deixa mais vulneráveis a doenças do coração, diabetes e outras doenças.

Mas talvez, mais comum do que a insônia é o sono fragmentado de fácil despertar que vem com o envelhecimento ou pior ainda, a apnéia do sono, que afeta milhões de pessoas, que deixam de respirar durante 30 segundos, uma ou outra vez durante toda a noite.

Na verdade, os cientistas estão se concentrando cada vez menos na duração do sono e mais na qualidade do sono, o que é chamado de intensidade do sono, na qual se estuda como o sono ajuda o cérebro no que diz respeito aos processos de memórias.

Particularmente é importante alcançar a “menor freqüência de sono”, um período de sono muito profundo que vem antes do mais conhecido REM. Fishbein suspeita de um papel mais ativo das ondas lentas do sono que podem surgir inclusive em um cochilo, já que talvez o nosso cérebro continue trabalhando durante esse tempo para resolver problemas e chegar a novas idéias.

Fonte: Site Saúde e Dicas