Razões para beber chá diariamente

Notícia Postada em 07/04/2015 as 09:53 hs

Apesar de muitas pessoas acharem que o chá deve ser ingerido apenas quando estão doentes, é importante saber que existem inúmeros benefícios para quem consome esta bebida todos os dias. Seja ele verde, preto ou de qualquer outro tipo, o chá pode ser essencial para manter o bom funcionamento do organismo. Quem deseja se manter saudável e com boa disposição pode ter nesta bebida um excelente aliado, inclusive contribuindo para prevenção de doenças.

O chá ajuda a combater os radicais livres (substâncias responsáveis por danificar nosso DNA) devido a grande quantidade de antioxidantes presentes em sua composição. Mesmo que nosso corpo tenha defesas contra os radicais livres, nem sempre é possível eliminar em 100% destas substâncias do corpo, e aí o chá pode ajudar. Os radicais livres estão associados ao desenvolvimento de doenças com câncer, cardiovasculares, entre outros.

O chá ainda pode contribuir para a prevenção da degeneração neurológica, sendo inclusive eficaz para o tratamento de algumas doenças deste tipo como o Alzheimer. Mesmo que existam diversos fatores que influenciem a saúde do cérebro, os polifenóis contidos no chá, especialmente o verde, pode ajudar a manter o bom funcionamento do órgão, fazendo com que a capacidade de aprendizado e a memória seja afetadas minimamente.

Mas não é apenas para a mente que o chá pode contribuir. Pesquisas realizadas associaram o consumo da bebida a uma maior resistência durante os exercícios físicos, principalmente devido ao antioxidante chamado catequina, encontrada no chá verde. Esta substância aumenta a capacidade do corpo em queimar gordura, atuando ainda como um “combustível” que causa maior capacidade muscular. Além disso, o chá melhora a densidade mineral, o que gera uma melhor saúde dos ossos.

Apesar da cafeína presente no chá, a bebida serve como hidratante, portanto pode ser ingerida em qualquer parte do dia. O consumo frequente trará diversos benefícios para a saúde além dos já citados. Mesmo assim, é importante ter a consciência de que o chá não é uma bebida milagrosa, e sim um complemento benéfico para uma alimentação saudável e a prática assídua de exercícios físicos. Unir estes hábitos positivos com um chá depois do almoço ou antes de dormir pode fazer com que você tenha uma vida com muita saúde e felicidade.

Fonte: http://healthland.time.com/2012/09/04/13-reasons-to-love-tea/