Tá estressado? Use isso a seu favor

Notícia Postada em 20/01/2015 as 16:37 hs

Ah, o estresse… O dia já começa com aquele trânsito que dá vontade de desistir de tudo e voltar para a cama. Aí você chega ao trabalho e se depara com os problemas do dia a dia, excesso de tarefas, pressão… No final do dia, tem ele de novo: o trânsito. E aí, quando chega em casa, quem disse que está tudo resolvido? O chuveiro queimou, não tem nada na geladeira e você se esqueceu de pagar a conta de luz… CALMA! Tudo tem solução. E você vai aprender como usar tudo isso de forma positiva.

“O estresse é uma resposta natural do organismo a uma situação nova ou a condições difíceis, ou seja, sem ele o ser humano não conseguiria sobreviver. Porém, há o estresse positivo e o negativo”, conta a médica Elisabete Fernandes Almeida, especializada em Educação em saúde e parceira da operadora de saúde Care Plus.

Segundo ela, há milhões de anos, os homens também viviam com estresse, pois tinham que caçar, salvar suas vidas dos animais selvagens etc. Porém, depois disso, ele relaxava tranquilamente embaixo de uma árvore, comendo uma fruta. “Hoje, as pessoas não têm o tempo necessário para relaxar após os momentos de estresse. E isso faz toda a diferença”, explica.

O grande segredo, segundo Elisabete, é o relaxamento depois da situação desafiadora, ou seja, após cumprir a tarefa, o ideal é relaxar e se tranquilizar.

Positivo X negativo

Dra. Elisabete explica que o estresse positivo serve para motivar e estimular a pessoa a lidar com uma situação, além de dar a sensação de “estar vivo”. “O corpo produz adrenalina, que dá energia, vigor e ânimo, o que aumenta a produtividade e a criatividade. Muitas vezes, é comum sentir menos cansaço ou sono, pois é o momento de fazer acontecer”. Já o estresse negativo é, de acordo com ela, quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota a sua capacidade de adaptação. “Ele é prejudicial, pois pode gerar problemas de saúde, uma vez que a pessoa não consegue voltar ao estado natural”, conta.

Relaxe e viva mais!

Para ela, é simples! Para não adoecer, é preciso aprender a controlar o estresse. Segundo ela, o organismo de uma pessoa cronicamente estressada libera altas doses de um hormônio chamado cortisol que, em excesso, enfraquece o sistema imunológico, causa a morte de neurônios, leva á retenção de líquidos, ao acúmulo de gordura e aumenta o apetite. “Só para se ter uma ideia, quando você sente raiva, o corpo libera 40 vezes mais cortisol que o normal e, quem tem altos níveis de cortisol, tem 5 vezes mais chance de morrer precocemente”, afirma.

FONTE: SITE UNIVERSO JATOBA