Guia Para Viver Bem Com Diabetes

Notícia Postada em 17/12/2014 as 11:49 hs
por: Escola Alpha

Segundo dados oficiais da ONU, existem mais de 350 milhões de diabéticos no mundo inteiro e todos os dias, milhares de novos casos são diagnosticados. É preciso lembrar que a diabetes é uma doença crônica bastante comum, que pode ser ocasionada por fatores diversos, incluindo o estilo de vida, a alimentação, o sobrepeso, a idade e a hereditariedade, mas o principal motivo complicador da doença ainda é a falta de conhecimento sobre o assunto.

Muitas pessoas, inclusive, encaram o diagnóstico de diabetes como uma sentença de morte. Isso é um erro, pois apesar de não ter cura e ser uma doença grave, é mais do que possível conviver bem com a diabetes e viver feliz.

Quer saber como levar uma vida normal apesar da diabetes? Então continue lendo o nosso artigo e confira nosso guia!

Conheça os Sintomas de Diabetes
Para obter êxito no diagnóstico, tratamento e controle da diabetes, é essencial conhecer os sintomas da doença. Os primeiros sinais desse problema de saúde são os seguintes: excesso de urina (também chamado de poliúria), muita sede, cansaço crônico, perda de peso, aumento do apetite, visão embaçada, dificuldade de foco, cicatrização comprometida, alterações no sistema imunológico, comprometimento nos nervos, comprometimento da sensibilidade nos pés, além de distúrbios renais e cardíacos. Fique atento a esses sintomas e procure um médico imediatamente se você apresentar algum deles isoladamente ou em conjunto com outros sinais.

Não Deixe De Se Monitorar
Quem quer conviver com a diabetes de forma tranquila não pode deixar de se monitorar regularmente. Por ser um processo prático, rápido e nada incômodo, a medição da glicemia pode ser encaixada na rotina sem atrapalhar as outras atividades diárias. Vale destacar que o monitoramento da diabetes melhora o conhecimento do seu organismo e te ajuda a descobrir como ele se comporta em face da doença.
Busque Suporte Médico

Diabetes é coisa séria e, apesar de o monitoramento ser imprescindível por parte do diabético, não dá para tentar controlar o problema sozinho. Para conviver melhor com a doença, é necessário buscar um atendimento médico multidisciplinar e especializado. Conte com o auxílio de psicólogos, nutricionistas e clínicos gerais.

Mexa-se
Uma maneira de manter o humor em alta, o corpo em forma e a diabetes sob controle é se exercitar com frequência. Procure levar uma vida saudável, mexa-se diariamente e combata o sedentarismo praticando atividades como a dança, a natação, a caminhada, a corrida e o ciclismo. Cumpre ressaltar que os exercícios físicos ajudam a reduzir os níveis de glicose, tanto no diabetes tipo 1, quanto no diabetes tipo 2.
Ame-se Mais Do Que Tudo

Para conviver com a diabetes de forma tranquila, é preciso saber lidar com a doença com conhecimento, coragem, otimismo e, principalmente, amor-próprio. Não deixe a doença te limitar, tenha uma vida social ativa, cuide-se, embeleze-se, enfim, ame-se! Isso vai te ajudar a manter a alegria e autoestima elevadas. Não tenha dúvidas de que esses são os melhores remédios para controlar a diabetes!
Informe-se e Compartilhe Seus Conhecimentos

O maior inimigo da diabetes é o desconhecimento e a melhor forma de lidar com a doença é se informando sobre ela, conhecendo os seus sintomas e tratamentos. Quanto mais você souber acerca da situação, melhor! Além disso, sinta-se útil compartilhando o conhecimento com outras pessoas e passando as informações sobre o diabetes para a frente.
Adote Uma Alimentação Rica e Equilibrada

Um dos fatores imprescindíveis para viver bem com a diabetes é a alimentação saudável. Adotar uma dieta balanceada é crucial para controlar o peso e diminuir os níveis de glicose, o que pode contribuir efetivamente na redução das doses de medicação. O cardápio da pessoa que possui diabetes precisa ser rico e equilibrado e é necessário evitar doces, diminuir os carboidratos e moderar no consumo de frutas, pois elas também contêm açúcar.

Cardápio Para Diabéticos

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com queijo minas, 1 kiwi e 1 copo de café com leite desnatado e adoçante.
  • Lanche da manhã: 1 pote de salada de frutas com 1 colher de farinha de linhaça.
  • Almoço: salada crua à vontade temperada com um azeite extravirgem, 3 colheres de arroz integral, 3 colheres de feijão-preto e uma porção de carne magra assada.
  • Lanche da tarde: 3 torradas integrais com requeijão light, 1 xícara de chá com adoçante.
  • Jantar: salada crua à vontade e 1 prato de macarrão integral com tomate, vegetais, mussarela de búfala e manjericão.
  • Ceia: 1 iogurte light.


Essa é a base da dieta, mas para não comer os mesmos alimentos sempre, você pode inovar substituindo os alimentos. Veja as opções:

  • Café da manhã: maçã, farelo de aveia, granola, goiaba, ricota, pêssego, pão francês integral (uma unidade por dia), melão, pera e pão sírio integral, broa de milho com adoçante culinário, tapioca e laranja.
  • Lanche da manhã: banana-nanica, barra de cereal, cookies diet, leite fermentado, água de coco, mamão, suco de abacaxi com adoçante e gelatina diet.
  • Almoço: abobrinha refogada, lentilha, carne cozida, quibebe de abóbora, cenoura ralada, pirão de peixe, almôndegas de carne moída e lasanha de berinjela.
  • Lanche da tarde: biscoito água e sal, biscoito de maisena, sanduíche de atum com pão integral, margarina light, mix de oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, nozes, etc).
  • Jantar: bife à role, panqueca de carne feita com farelo de aveia, vegetais cozidos, sopa leve, frango ensopado, omelete de claras.
  • Ceia: leite desnatado, achocolatado diet, peito de peru, torradas integrais, geleia de frutas diet, gelatina diet, salada de frutas.


Vale lembrar que você pode consumir todos esses alimentos, mas de forma moderada e nos horários certos. Além disso, nossa sugestão de cardápio não substitui o acompanhamento especializado de um bom nutricionista. Visite um profissional para fazer um plano alimentar personalizado de acordo com as suas preferências e necessidades. Isso faz toda diferença!

E então, você vai começar a utilizar esse guia para seguir bem a sua vida com diabetes? Se você quer aprender ainda mais, assisa esse vídeo e descubra agora mesmo como conquistar a liberdade para comer o que quiser, mesmo com diabetes. Não espere o amanhã para mudar a sua vida para melhor!

FONTE: SITE CUIDE DO CORPO
http://cuidedocorpo.com.br/guia-para-viver-bem-com-diabetes?utm_source=Google&utm_medium=Pesquisa&utm_campaign=Diabetes&gclid=Cj0KEQiA8MSkBRCP5LaRlcOAusMBEiQAiqldkqqxEpIHEQgJ8GXtmGhKxail_BsQ4BfmNWlHCnLLOTIaAon28P8HAQ

ESCOLA ALPHA PABX: (11) 4121-4244 / (11) 4330-7454
Av. Lucas Nogueira Garcez, 35, Jd. do Mar - SBC
(em frente ao Terminal de Trólebus)