Alguns dos problemas hormonais podem se manifestar pela pele. Por isso é preciso se atentar ao espelho, pois antecipando o diagnostico pode ajudar no tratamento.

Queda de cabelo, aumento de acne, maior oleosidade na pele e alterações hormonais podem ser ocasionados pelo ovário policístico, que é uma alteração metabólica que ocasiona tal alteração nos hormônios.

A SOP, abreviação usada para a Síndrome dos Ovários Policístico, é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. A portadora da síndrome ovula com menor frequência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva.

Mulheres que tenha herança familiar, que estão um pouco acima do peso ou com familiares diabéticos estão mais propensas à doença.

O diabetes, pode se manifestar com manchas escurecidas que aparecem nas dobras do pescoço, no antebraço, axilas e cotovelos. Tais sinais podem significar uma resistência à insulina. Pode aparecer em obesos e pessoas magras.

Hormônios do metabolismo também entram para a lista. Um dos sinais para o hipotireoidismo são pálpebras inchadas com bolsa embaixo dos olhos. As unhas também podem ficar enfraquecidas ou escamando.

Embora não seja um sinal direto de alterações hormonais, os problemas digestivos, como excesso de gases e má digestão, podem indicar que se está comendo mais que o normal ou ingerindo muitos produtos industriais. E isso, normalmente acontece quando existe um desequilíbrio dos hormônios da fome ou da progesterona e da testosterona, por exemplo.

Além disso, em caso de hipotireoidismo, também pode acontecer digestão mais lenta e sensação de estômago cheio por mais tempo, pois a diminuição dos hormônios da tireoide reduzem a velocidade do funcionamento de todo o corpo.

A baixa concentração do hormônio feminino progesterona pode afetar o sono. Uma das propriedades naturais desse hormônio é ajudar o organismo a relaxar, facilitando que a pessoa pegue no sono durante a noite. Existindo um um desequilíbrio hormonal que afete esse hormônio, a mulher pode ter mais dificuldade para dormir e pode até sentir-se mais agitada e ansiosa durante o dia.

Referências:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/problemas-hormonais-podem-demonstrar-sinais-na-pele.html

https://www.tuasaude.com/sintomas-de-disturbios-hormonais/