Você sabe o que é o câncer de colo do útero? Também chamado de cervical, é causado por uma infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). De acordo com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einsten, este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Mas nem sempre a infecção por este vírus pode causar a doença, mas causar algumas lesões que eventualmente, podem desenvolver um câncer. Mas quais são os sintomas?

Em sua fase inicial, a doença pode ser silenciosa e avançar sem causar nenhum sintoma. A mulher só percebe o problema quando começa a experienciar sangramento vaginal intermitente, ou que acontece após a relação sexual. Além disso, secreção vaginal também é um sintoma, assim como dor abdominal e problemas urinários ou intestinais nos casos mais avançados.

A melhor forma de descobrir a doença é realizar os exames ginecológicos de rotina, como o Papanicolau. Este exame deve ser realizado por qualquer mulher que tenha iniciado sua vida sexual, ou para as que tenham entre 25 e 64 anos.

Alguns dos fatores de risco são múltiplos parceiros sexuais, tabagismo ou uso contínuo e prolongado de pílulas anticoncepcionais. A melhor forma de prevenção, como para qualquer outra doença sexualmente transmissível, é o uso de preservativo.

O mês de março é considerado o mês de conscientização desta doença.