A importância de uma alimentação correta não é segredo para ninguém. Vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos são necessários para manter o bom funcionamento do organismo. Da mesma forma, a prática de exercícios físicos é beneficial e recomendava ao longo de toda a vida.

Mas, hoje em dia, com o excesso de fertilizantes e agrotóxicos utilizados nos alimentos, é difícil achar alguma coisa que realmente traga mais benefícios do que malefícios. E os alimentos que mais parecem inofensivos (ou gostosos) podem ser grandes vilões de uma vida saudável.

Veja alguns deles:

  • Empanados de frango

São gostosos, pequenos e os favoritos de uma criança. Mas pasmem: 56% dele é apenas milho.  Mais especificamente, amido de milho e outras substâncias que vêm deste ingrediente (ácido cítrico, dextrose e lecitina, entre outros). Além, é claro, de diversos conservantes.

  • Suco natural nem tão natural assim

Se está com vontade de tomar um suco natural, o ideal é fazer você mesmo. Isso porque os industrializados possuem cerca de 2 colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não está preparado para digerir tanto açúcar assim.

  • Sal e mais sal – até no chocolate

Os seres humanos utilizam o sal como conservante desde o começo da civilização. Ninguém quer condenar o sal, mas saiba que justamente por isso eles está em tudo – até nos achocolatados. Ele é usado para deixar o pó menos “enjoativo” e fazer a pessoa consumir mais. Por isso, preste atenção na quantidade de sal presente na em cada alimentos olhando a tabela disponibilizada na própria embalagem. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de no máximo 6 gramas de sal por dia para evitar a pressão alta.

  • Quanto mais bonita, mais suspeita

Quem nunca viu a maçã vermelhinha da Branca de Neve, perfeita em seu estado de desenho, sem qualquer falha, e ficou procurando horas uma parecida no supermercado? Pois bem, saiba que nada é perfeito, nem mesmo as frutas. Por isso, desconfie daquelas que parecem muito bonitas, pois pode ser um indicativo de agrotóxicos em excesso. Prefira sempre alimentos orgânicos. Podem não ser tão bonitos (ou baratos), mas são definitivamente mais saudáveis.

Mas não se preocupe, pois nenhum desses alimentos vai te matar. O que pode sim fazer mal é comer sempre a mesma coisa e não se preocupar com os nutrientes que seu corpo precisa. Pode causar desde falta de algumas vitaminas essenciais até intoxicação por agrotóxicos e pesticidas presentes em um alimento. Então fique sempre de olho na alimentação e pratique exercícios físicos regularmente. Não se esqueça de consultar um nutricionista regularmente.