A osteoporose é uma doença que acelera a perda de massa óssea, sendo um problema que acontece com o envelhecimento. Em algumas pessoas, a perda de massa é muito maior, devido à pouca absorção de minerais essenciais e de cálcio. Se quer entender um pouco mais sobre essa doença fique por aqui, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a osteoporose e o que fazer para evitar.

Infelizmente, a maioria dos pacientes que sofrem com osteoporose são mulheres. Em cada quatro indivíduos com a doença, três são mulheres, pois a pós-menopausa contribui muito para a perda de massa óssea. A falta do estrogênio, que é um hormônio feminino, deixa os ossos porosos como uma esponja, além disso, o envelhecimento contribui muito para o aparecimento do problema.

Essa é uma das maiores causas das quedas e fraturas em idosos, e existem alguns fatores de risco que você precisa ficar atento, como o histórico familiar de osteoporose. Se você tem parentes com osteoporose, comece a se prevenir muito antes.

Veja mais fatores de risco:

  • Pele branca;
  • Sedentarismo;
  • Pessoas muito magras e pequenas;
  • Bebida ou fumo em excesso;
  • Baixa ingestão de cálcio e vitamina D;
  • Alguns medicamentos como glocorticoides e heparina;

Doenças como diabetes, linfoma, artrite reumatoide e outros.
A coluna vertebral, fêmur e o pulso são os lugares mais afetados por essa doença. A osteoporose é o segundo maior problema de saúde mundial, ele fica atrás apenas das doenças cardiovasculares. Separamos algumas coisas que você precisa saber sobre a osteoporose, confira.
osteoporose: uma doença silenciosa

A osteoporose quase nunca apresenta sintomas, muitas pessoas só descobrem que sofrem da doença quando acontece algum acidente relacionado a perda de massa óssea como uma queda ou fratura. Se você faz parte das pessoas que tem predisposição para a doença e está entre os fatores de risco não deixe de fazer exames preventivos, dessa forma ela pode ser diagnosticada antes e você evitará fraturas.
Os ossos recebem bastante influência do estrogênio

Como comentamos esse é um hormônio muito presente nas mulheres, mas também está presente nos homens, mas em menor quantidade. O estrogênio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea e por isso as mulheres são mais afetadas pela doença, pois como já falamos, a menopausa abaixa os níveis de estrogênio bruscamente.

Diminuição da estatura pode ser sinal de osteoporose
É muito importante ficar atento aos sinais, ter muita dor nas costas e diminuição de estatura pode representar fraturas causadas pela osteoporose.

osteoporose-coluna

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose
Ela é a segunda doença que ataca mais as pessoas, isso quer dizer que uma grande parte da população não só do Brasil, mas do mundo sofre com a osteoporose. Além disso, uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. Os números são bem assustadores, cerca de 2,4 milhões de fraturas por ano acontecem por causa da osteoporose, e cerca de 200 mil brasileiros morrem todos os anos em decorrência destas fraturas.
Locais mais comuns de fratura são o fêmur e punho?

Os lugares mais atingidos pela osteoporose são os dois que já citamos e também o braço e as vértebras. Mas as fraturas mais perigosas são do colo do fêmur, pouco menos da metade dos pacientes que sofrem essa fratura morrem dentro de um ano.

Diagnóstico precoce
Como já mostramos é possível prevenir a doença e também fazer exames para saber se existe perda óssea, nesse caso a medida é feita pela Densitometria Óssea. É importante fazer essa medição a partir dos 65 anos, principalmente as mulheres, no caso dos homens é indicado fazer a medida a partir dos 70 anos. É claro que se você possui um ou mais fatores de risco deve fazer o exame bem antes, com cerca de 50 anos os homens e mulheres com fatores de risco devem fazer a medida.

Prevenção
É através da alimentação saudável que você começar a fazer a prevenção da osteoporose, é importante ingerir cálcio e produzir vitamina D, esses dois nutrientes são importantíssimos e ajudam na prevenção. Você vai encontrar cálcio em alimentos como os laticínios, feijão branco, verduras escuras, tofu e outros. É importante também ter atividades ao ar livre para produzir a vitamina D, é com a exposição ao sol que ocorre a produção Vitamina D na pele, além disso, fazer exercícios físicos e fortalecer o esqueleto é muito importante para a prevenção da doença.

O risco de desenvolver a osteoporose pode ser reduzido
É possível tomar algumas medidas para prevenir o problema, além da alimentação como já mostramos é importante tomar alguns cuidados, como por exemplo, diminuir a bebida alcoólica e o fumo.

O tratamento
Uma boa notícia é que a osteoporose tem cura, existem tratamentos eficazes e caso você já tenha a doença é possível começar a tratar antes de acontecer um acidente. Como mostramos a osteoporose nem sempre gera algum sintoma, é claro que pode aparecer alguns como dor crônica, encolhimento, deformidades e outros como a própria lesão. Mas o exame é muito importante e você deve fazer.

Os tratamentos não vão reverter a perda óssea que você já teve completamente, mas vai ajudar a evitar mais perda. O tratamento vai depender do grau de osteoporose que você tem, mas é importante prestar atenção na sua alimentação, o médico pode indicar medicamentos com cálcio e vitamina D, ter uma exposição moderada ao sol, praticar exercícios físicos como uma caminhada, e no caso das mulheres fazer terapia hormonal.

Não deixar de prestar atenção na sua massa óssea, você não pode deixar a doença se instalar e causar danos a sua saúde como fraturas e quedas. Preste atenção nas formas de prevenção e faça o exame depois de 65 anos (para as mulheres) e 70 anos (para os homens). Converse com seu médico e veja o que mais você pode fazer para prevenir essa doença que é muitas vezes silenciosa e gera muitos problemas.

Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar também, nós podemos te ajudar e solucionar suas dúvidas, mas o mais importante mesmo é ter o acompanhamento de um médico. Não esqueça de compartilhar com outras pessoas também esse artigo, todos precisam saber como é a osteoporose e como ela ocorre.

FONTE: http://mulhercomsaude.com.br/saude-da-mulher/osteoporose-veja-o-que-voce-precisa-saber-respeito/