Medicação ajuda a perder peso, junto com a mudança dos hábitos.

O programa Bem Estar desta segunda-feira (31), o psiquiatra Táki Cordás explica quais são as pessoas que precisam de medicamento e o endocrinologista João Eduardo Salles fala de um novo remédio aprovado no Brasil e da importância da família e dos amigos no processo de emagrecimento.

Saiba mais
A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. O Ministério da Saúde trabalha em diferentes estratégias para redução da obesidade, como a redução do atual consumo de sal pela população e medidas de incentivo à alimentação saudável.

A obesidade é uma doença multifatorial e precisa ser tratada em vários aspectos, principalmente o emocional. O preconceito, o estigma social, é um grande problema para o obeso por causa do julgamento. A compulsão alimentar e a obesidade são doenças que podem (ou não) estar associadas.

Efeito platô é quando o organismo se acostuma com os quilos que perdeu e a pessoa para de perder peso. Geralmente, é nessa fase que o paciente desiste do tratamento. Não há um tempo pré-estabelecido para se parar de tomar remédios para emagrecer, cada paciente tem seu prazo. Alguns remédios têm prescrição de uso contínuo, mas tudo funciona melhor se associado a mudanças de hábitos alimentares e atividade física.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/10/obesidade-e-uma-doenca-cronica-e-necessita-de-tratamento-continuo.html