Quimioprevenção, o nome pode parecer estranho, mas a prática, em alguns casos, pode ajudar a combater o câncer.

Normalmente feito com medicamentos e combinado com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, o método consiste em prevenir alguns tipos de cânceres em pessoas que têm de certa maneira pré-disposição para desenvolver a doença.

A pedido de EXAME.com, Paula Pratti, nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica, listou alguns alimentos que podem ajudar na quimioprevenção do câncer.

De acordo com a especialista, é importante ponderar, no entanto, que todos os alimentos aqui listados devem ser personalizadas para cada tipo de paciente.

“Caso o paciente já tenha o diagnóstico da doença, deve-se levar em consideração o tipo de tumor e tratamento realizado, para que o alimento seja realmente indicado e se encaixe adequadamente ao perfil dele”, explica a nutricionista.

Ela ainda ressalta que a prática de atividade física também é uma excelente aliada ao combate do câncer, pois reduz a adiposidade das células diminuindo sua inflamação, aumenta a resposta imune e diminui a glicemia.

“Esse conjunto de ações previne o surgimento de células cancerígenas, ajudando em alguns casos a abreviar a fadiga provocada pelo tratamento oncológico”, afirma.

Veja nas imagens 8 alimentos que atuam na quimioprevenção do câncer listados pela especialista.

Açafrão
O açafrão possui uma substância chamada curcumina – utilizada na medicina indiana há mais de 6.000 anos para o tratamento de diversos tipos de doenças. A planta atualmente é objeto de pesquisa de muitos cientistas, pois possui um dos princípios ativos com alto poder anti-inflamatório e anti-tumoral.

“A curcumina pode corrigir alterações no metabolismo celular que desencadeia o surgimento de diversos tipos de câncer, atuando tanto na prevenção quanto durante o tratamento oncológico”, afirma Paula Pratti.

Chá verde
Já falamos aqui diversas vezes sobre o poder do chá verde. De acordo com a nutricionista, ele apresenta um dos antioxidantes mais potentes, o Epigalocatequina 3-galato de (EGCG), que neutraliza a formação dos radicais livres, auxiliando na detoxificação do organismo, reduzindo risco de câncer de próstata, mama e leucemia. Estudos sugerem a ingestão de 3 a 4 xícaras por dia.

Vegetais crucíferos
Vegetais como brócolis, couve-flor, couve de bruxelas e repolho, também conhecidos como crucíferos, ajudam na quimioprevenção do câncer, pois são alimentos sulfurados, ou seja, eles contêm o composto indol-3-carbinol, que atua na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas, que utilizam esse hormônio para crescer.

“Esses vegetais ajudam a manter os níveis normais de estrogênio no sangue. Um grande número de pesquisas tem relacionado o consumo regular de crucíferas com um menor risco de câncer de colo do útero, pulmão e mama”, afirma Paula.

Uva e frutas vermelhas
Frutas na cor vermelha contêm resveratrol, um flavonoide com potencial antioxidante presente em maior quantidade na casca e na semente da uva e que tem sido muito estudado na prevenção do câncer de cólon.

Alho cru
Já o alho cru contém alicina, um polifenol que pode atuar na alteração da oncogênese (formação do câncer), diminuindo o risco de câncer, quando incluído na dieta. Uma forma de utilizá-lo cru é incluir em molhos caseiros para saladas, explica a nutricionista.

Oleaginosas
As castanhas e sementes possuem beta-sitosterol, um fitosterol que atua no mecanismo de apoptose celular – a morte da célula cancerígena –, agindo na quimioprevenção do câncer de próstata principalmente.

Alimentos ricos em vitamina D
Atum e ovos são ricos em vitamina D. Segundo Paula Pratti, a manutenção dos níveis sanguíneos adequados dessa vitamina pode inibir a proliferação celular e atuar na quimioprevenção do câncer de mama. Além da ingestão de alguns alimentos enriquecidos com vitamina D, a especialista afirma que é necessária uma pequena exposição solar.

Alimentos com baixo teor de carboidrato
De acordo com a nutricionista, a diminuição dos carboidratos refinados e processados como açúcar, farinhas, massas, bolos e biscoitos também pode agir no combate do câncer.

“Esse tipo de dieta ajuda na prevenção de um grande número de doenças crônicas e degenerativas como obesidade, diabetes e síndrome metabólica, que estão relacionadas ao desenvolvimento de vários tipos de neoplasias malignas”, explica.

FONTE: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/estes-8-alimentos-podem-ajudar-na-prevencao-do-cancer#1