Muitos fios espalhados pela casa, nas roupas, no escritório ou no carro. Cabelo no ralo do banheiro e couro cabeludo aparente. Infelizmente, o que acabamos de descrever é um problema que atinge muitas pessoas, mas você sabe quais os motivos da queda de cabelo?

O distúrbio precoce pode ocorrer por vários motivos e, por isso, é preciso redobrar a atenção. Ao longo do texto você conhecerá 6 razões pelas quais o problema acontece e qual é o melhor tratamento para cada caso.

As principais causas da queda de cabelo

A queda capilar atinge homens e mulheres, mas, no sexo feminino, a extensão é mais aparente.

Em primeiro lugar, é preciso explicar que a perda de cabelo é normal. Durante as 24 horas perdemos cerca de 50 a 100 fios. Ao longo dos anos, com o envelhecimento, os fios se tornam mais finos e mais propensos à queda. Mas alguns fatores podem desencadear o problema mais cedo.

A seguir, vamos elencar as causas mais prováveis.

1. Doenças emocionais
Situações traumáticas, a correria e o estresse do dia a dia são grandes potencializadores da queda de cabelos. Algumas pessoas desenvolvem problemas de forma generalizada e outras sofrem a perda em forma de pequenas falhas no couro cabeludo.

Apesar de ser um motivo psicológico, a situação é mais fácil de obter tratamento e é bem possível que também aconteça uma regeneração, ou seja, o nascimento dos fios.

2. Mudanças hormonais
Quando a redução dos fios é algo temporário, pode significar uma alteração no sistema hormonal. Uso de anticoncepcionais, gravidez, partos ou até mesmo a menopausa são responsáveis pela alteração hormonal — e pela queda de cabelos.

3. Produtos químicos
Há diversos procedimentos capilares que enfraquecem os fios, provocando a queda. Progressivas, tinturas, relaxamento ou selantes são as formas que, muitas vezes, danificam a estrutura dos fios. A utilização frequente de chapinha ou o uso em excesso da escova e do secador também enfraquecem a fibra capilar.

4. Uso de medicamentos
Remédios tratam doenças, mas podem causar efeitos colaterais. O uso de medicamentos destinados ao tratamento de câncer, depressão, problemas de artrite ou doenças cardíacas pode causar queda de cabelo.

5. Alimentação com baixos nutrientes
Quanto mais balanceadas suas refeições, mais rica em nutrientes e vitaminas. Quem é vegetariano ou tem algum tipo de restrição alimentar, por exemplo, devem ficar atento à dieta, pois a ausência de alguns nutrientes pode causar a queda de cabelo.

6. Doenças variadas
O sistema imunológico enfraquecido, infecções que atingem o couro cabeludo, como micoses e problemas na tireoide também podem ser motivos para a queda capilar.

Formas de tratamento
Quando notar que há uma queda exagerada e expressiva de fios, procure um profissional de saúde. É preciso começar um tratamento o mais rápido o possível e um dermatologista poderá descobrir a causa do seu problema, por meio da investigação de seu histórico médico e de exames.

Siga o tratamento recomendado criteriosamente. Os medicamentos mais comuns são à base de latanoprosta, complexos vitamínicos ou minoxidil. Jamais tome medicamentos por conta própria ou por indicações de amigos. É preciso ter a indicação do médico para seguir o tratamento adequado e evitar complicações.

Pronto para cuidar melhor das madeixas e evitar os motivos da queda de cabelos? Então, marque uma consulta com um dermatologista para fazer os exames e ter o acompanhamento necessário.

Fonte: https://blog.drconsulta.com/2017/11/entenda-os-6-principais-motivos-da-queda-de-cabelo/