Não tem como escapar: fazer repouso e tomar remédios estão entre os principais tratamentos para amenizar os sintomas da doença

Para se curar – ou melhor, tratar – a gripe, o paciente deve repousar e beber bastante água. Com supervisão do médico, ele pode recorrer a um antiviral ou outros remédios (antitérmicos, analgésicos…) que controlam os sintomas da doença, como febre e dores. Em sete dias, a infecção costuma perder a força.

Prevenção é o melhor remédio

Com a chegada dos meses mais frios do ano, é natural que a temporada de espirros, nariz escorrendo, febre e calafrios volte a dar as caras. Os casos de gripe aumentam no outono e no inverno por vários motivos, entre eles a maior atividade do vírus influenza, causador da condição, e também pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão.

Para fugir da encrenca, o passo número um é tomar a vacina. Outra maneira de evitar o problema é lavar as mãos com regularidade, principalmente ao chegar em casa, no trabalho ou na escola. Vale a pena também cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar com as mãos ou o braço, não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas e talheres, e manter os cômodos bem arejados.

Infelizmente, por mais que essas medidas sejam importantes e ajudem a prevenir a maioria dos casos, têm vezes que o vírus da gripe pega a gente de qualquer jeito. Daí é preciso lançar mão de uma série de estratégias para diminuir o tempo de i